
Aço Inox para Salas Limpas – Mobiliário, máquinas e equipamentos para laboratórios Alimentícios, Farmacêuticos, Químicos e Hospitalares. Existem vários tipos de aços inoxidáveis, cada um com sua composição de ligas metálicas para determinados usos. Destaque especial para equipamentos conforme suas utilizações:
- Equipamentos sanitários, pias e móveis;
- Bancadas com e sem tanques, balcões com cubas;
- Mesas de trabalho, banco de pulo em inox;
- Capela de exaustão com coifas em aço inox;
- Prateleiras, estantes, carros de transporte;
- Lixeiras, baldes porta-detritos;
- Corrimões de escadas, guarda-corpos;
- Bate-rodas, bate-macas, barras de apoio;
- Equipamentos para Laboratórios;
Propriedades do Aço Inox para Salas Limpas
O Aço inoxidável não sofre corrosão em contato com oxigênio, dessa forma, essa é a principal diferença entre o aço carbono e o aço inox. Dessa forma, não enferrujará, devido à composição das ligas metálicas. Desse modo, a tendência a oxidação é uma característica dos metais ferrosos.
A utilização do aço inoxidável na fabricação de diversos produtos é determinada por suas qualidades para os diversos fins, entre elas:
- A Resistente à corrosão e a facilidade de limpeza são principais enfim, as propriedades do Aço Inox para Sala Limpa.
- Resistência a variação de umidades e temperaturas tanto baixas e negativas quanto a altas temperaturas. Sendo enfim, e mais importante, um material reciclável.
- Outro fato de destaque do Aço Inox para Sala Limpa é a aparência limpa e brilhante, material higiênico com baixíssimo custo de manutenção.
O risco de contaminação cruzada na produção de alimentos por exemplo, nos leva a desenvolver peças, máquinas ou equipamentos que possam eliminar tais riscos. A garantia da integridade física destes setores são primordiais para o nosso desenvolvimento humano.
As Recomendações em Aço Inox para Sala Limpa
As recomendações das normas vigentes que regem o setor e as operações numa sala limpa encontradas na página (Leis e Normas para Salas Limpas). Considerando as epecificações, deve-se revestir de material liso e impermeável lavável sendo desse modo, resistente e igualmente livres de juntas e rachaduras de fácil limpeza. Da mesma forma, permitindo a desinfecção e não devendo a princípio, liberar partículas no ambiente. Conforme a Resolução RDC nº 134, de 13 de julho de 2001, revogada pela Resolução RDC nº 210, de 04 de agosto de 2003.




