Instalações em Salas Limpas e ambientes estéreis ou áreas controladas.
Os painéis utilizados na construção das paredes, bem como, dos forros de salas limpas permitem dessa forma, a passagem através e em seu interior de tubulações fixas, assim, destinadas à condução de fluídos e gases e de conduites, assim com cabeamentos para rede elétrica e igualmente das redes de dados. Além disso, a estética, e a segurança estão presentes nas instalações de salas limpas; de modo, a não interferir nos processos produtivos.
De acordo com a Resolução RDC nº 134, de 13 de julho de 2001, revogada pela Resolução RDC nº 210, de 04 de agosto de 2003.
Destacamos alguns pontos importantes:
- O fornecimento de energia elétrica; e a iluminação; e assim também, ar acondicionado (temperatura e umidade) e ventilação; são apropriados, desse modo, a não afetar direta ou indiretamente; enfim, os produtos durante os processos de fabricação e armazenamento; ou ainda mais, o funcionamento adequado dos equipamentos.
- As tubulações; as luminárias; os pontos de ventilação; e ainda mais, outras instalações projetadas e instaladas; dessa forma, a facilitar a limpeza do setor. O acesso para manutenção localiza-se em suma, externamente às áreas de produção, sempre que possível.
- As tubulações fixas destinadas à condução de fluídos, assim também, devidamente identificadas; conforme legislação vigente e quando aplicável, informar a direção do fluxo. E quando se trata de gases e líquidos perigosos, do mesmo modo, são empregados as conexões.
Em suma, a Mix Sala limpa vem dessa forma, atuando segundo às disposições GMP; as boas práticas de fabricação e de acordo com a Anvisa e Normas Técnicas vigentes. Sala Limpa anvisa, norma de salas limpas, leis de salas limpas, sala limpa e instrução normativa 35/2019, ISO 14644-1 salas limpas.